O Arquivo de Lysia
Elementos do arquivo pessoal de Lysia, uma pessoa comum que viveu em Porto Alegre, cidade onde viveu e faleceu.
Apesar do descarte, seu arquivo foi resgatado e hoje integra meu acervo particular.
Cartas, cartões, bilhetes, agendas, diários, vivências rascunhadas: testemunhos eloquentes de uma realidade vivida ou sonhada. Muitas vezes, esses pequenos universos de particularidades, — guardados significativos acumulados por alguém ao longo do tempo —, encontram quem por eles se deixe fascinar. Porque encantam, na variedade de suas formas, na pluralidade dos tipos documentais ali acumulados.
In Oblivium destina-se ao compartilhamento de lembranças, de achados e de pesquisas, inclusive aquelas que tem por objeto arquivos pessoais, expondo dados e resultados, e disponibilizando ainda imagens virtuais de documentos, em sua maioria pertencentes ao meu acervo pessoal.É um gabinete virtual destinado também à preservação de imagens, de curiosidades, de pequenas coleções compostas das mais variadas insignificâncias que integram nossa cotidianidade.
In Oblivium. Para que a memória persista.
Uma adorável coleção dos mais variados tipos documentais. Achados cotidianos, pequenas lembranças, memórias comuns que nos entregam a vida vivida.
Memória Social em Cartas de Amor
Minha dissertação de Mestrado em Memória Social e Bens Culturais, Unilasalle.
...
Coletânea Iconográfica
Amores e cidades recombinados. Uma exploração das formas documentais recriadas, misturando mapas, bilhetes, cartas e poesias.
Amor em Fragmentos
Seleção de trechos tomados às cartas de amor que Francisco escreveu para Maria, Porto Alegre, documentos da década de 1920.
Uma coleção...
Caderno de Arte de Genny Bleggi
Genny Bleggi nasceu em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, no dia 30 de maio de 1926. Com mais 90 anos, continua explorando o mundo da arte, das formas, das cores, da vida, enfim. Com imensa sensibilidade, Genny coloca sua marca pessoal em tudo o que faz. Espanta-nos a fidelidade a um estilo inconfundivelmente seu.
Explorando cores fortes distribuídas sobre um espaço que ela maneja com facilidade e independência, Genny renova as formas dos objetos que desenha. Nessa coltânea, vão as imagens de um caderno desenhado com lápis de cor, canetas hidrográficas e giz de cera.
Visite também
As paisagens e as coisas que eu vi pelos olhos da fotografia. Uma coletânea de imagens que começaram a ser postadas em 07/07/2008, e que já abrange uma década.
Minha Querida Lysia
Cinco cartas de Maria escritas para Lysia entre 1950 e 1954, enviadas durante viagens da remetente, que acompanhava o marido em compromissos profissionais.
SEGREDOS DE ARQUIVO:
etiqueta social e cotidiano nas cartas de amor de Francisco para Maria (1922-1937)
Minha tese de Doutorado em Ciências. História Social, Universidade de São Paulo.
Espaço de memórias pessoais. Coletânea iconográfica e literária.
Espaço reservado a produções relacionadas ao meu Mestrado em Memória Social e Bens Culturais, Lasalle, 2012. Depois, em boa parte, direcionado a pesquisas relacionadas ao meu Doutorado em História Social, USP, 2017. A partir daí vem dando lugar a publicações conexas a temas como memória e história, arquivos pessoais, cartas, especialmente as de amor, etiqueta social, cotidiano e ainda arte, fotografia e outros saberes que despertam em mim o desejo de pesquisar.
Espaço reservado a produções artísticas: cores, riscos e palavras.
Vídeos
Por que arquivos?
Venho por meio desta...
Saudade
Aviso: Todo conteúdo disponibilizado neste site é destinado exclusivamente ao uso privado de atividades de pesquisa e de ensino. Sua utilização ou citação fica condicionada à menção da autoria. É proibida sua reprodução para quaisquer fins lucrativos.